Seminário “Vida sobre duas rodas” discute melhorias do trânsito em relação aos motociclistas

sem1

Seminário “Vida sobre duas rodas” discute melhorias do trânsito em relação aos motociclistas

Encontro reuniu sociedade civil organizada, autoridades, servidores e instituições do setor; evento segue nesta terça-feira

sem1Com o objetivo de construir ações que contribuam para a redução do número de mortes e acidentes entre motociclistas, o Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) realizou, nesta segunda-feira (2), o primeiro dia do Seminário de Segurança Viária – “Vida sobre duas rodas”. Realizado na Diretoria de Educação de Trânsito do DETRAN/DF, em Brasília, foram promovidos debates sobre cinco eixos temáticos: Educação para o Trânsito; Fiscalização; Atendimento Pós-Acidente; Engenharia; e Esforço Legal. 

O coordenador-Geral de Educação para o Trânsito do Denatran, Francisco Brandão, explicou que um dos objetivos do seminário é que a sociedade seja ouvida e ajude a criar diretrizes que possibilitem melhorias para os motociclistas. “Foram chamados órgãos públicos de diferentes esferas, instituições de  ensino e empresas privadas para que possamos consolidar ideias que ajudem na construção de políticas públicas focadas na diminuição de acidentes envolvendo motocicletas”, explicou Brandão. 

Os trabalhos do primeiro dia de seminário foram divididos em três etapas: workshop preparatório, formação dos grupos de trabalho e confecção do documento final. Na primeira etapa, foram reunidos cinco especialistas de cada eixo temático para alinhar o tema a ser discutido. Na segunda, juntaram-se aos especialistas um grupo de 20 participantes para apresentar propostas de consolidação dos trabalhos iniciados. Por último, foi confeccionada a “Carta de Intenções” – um documento que propõe soluções imediatas para cada um dos eixos temáticos do seminário. 

Durante o segundo dia do seminário, que será realizado nesta terça-feira (3), no auditório do Ministério da Infraestrutura, será apresentada a “Carta de Intenções” com propostas de melhorias para o trânsito. 

Além de gestores do Ministério da Infraestrutura, entre eles, da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT), participaram do encontro representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional; Ministério da Saúde; Polícia Rodoviária Federal (PRF); Organização Mundial da Saúde (OMS); Universidade de Brasília (UnB); além de membros da sociedade civil organizada.

FOTO: Ricardo Botelho/Aescom MInfra

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

Referência