SAC e Prefeitura de Caxias do Sul assinam Termo de Compromisso para construir novo aeroporto

sac aeroporto caxias tc 041219

SAC e Prefeitura de Caxias do Sul assinam Termo de Compromisso para construir novo aeroporto

Obra na Serra Gaúcha vai representar o maior investimento na aviação regional brasileira

sac aeroporto caxias tc 041219

A construção do novo aeroporto da Serra Gaúcha, em Caxias do Sul, avançou mais uma etapa, nesta quarta-feira (4), com a assinatura do Termo de Compromisso entre a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Infraestrutura e a Prefeitura de Caxias do Sul. Orçado em R$ 200 milhões, o aeroporto de Caxias do Sul será o maior investimento da SAC em aviação regional.

O recurso será proveniente do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC). O novo aeroporto, que deve ser concluído em quatro anos, vai atender 53 municípios localizados na Serra Gaúcha. O aeródromo ficará situado em uma área de 445 hectares no distrito de Vila Oliva. Terá capacidade de operação para Boeing 737-800, terminal de passageiros de 4,7 mil metros quadrados e 500 vagas, pátio com 26 mil metros quadrados, pista com 1.930 metros de comprimento e 45 metros de largura.

Participaram da solenidade, em Brasília, o secretário nacional Ronei Glanzmann e o prefeito Daniel Guerra. “Esse investimento é um marco histórico para a SAC”, destacou Glanzmann. Segundo o secretário, os estudos começaram em abril de 2014, quando o Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias, foi declarado inviável para expansão. Em 2017, a SAC declarou a viabilidade da área de Vila Oliva para o novo empreendimento.

O prefeito de Caxias do Sul comemorou a assinatura do termo e agradeceu à equipe da SAC e ao Governo Federal. “O novo aeroporto vai beneficiar 53 municípios da Serra Gaúcha e vai melhorar a infraestrutura da região. A cidade de Caxias está em festa”, disse Guerra.

 

Assessoria Especial de Comunicação

Ministério da Infraestrutura

 

Referência