Com impulso de vendas online, Lojas Americanas supera impacto do coronavírus no 1º trimestre

Com impulso de vendas online, Lojas Americanas supera impacto do coronavírus no 1º trimestre

Com impulso de vendas online, Lojas Americanas supera impacto do coronavírus no 1º trimestre


Receita da empresa chegou a R$ 4,06 bilhões, aumento de 14,2% em relação aos primeiros três meses de 2019. Lojas Americanas no Shopping Center Lapa
Phael Fernandes / G1 BA
A Lojas Americanas teve leve melhora dos resultados no primeiro trimestre, uma vez que o forte crescimento das vendas em seu braço digital mais do que compensou os primeiros impactos do isolamento social sobre suas lojas físicas.
A companhia anunciou nesta quinta-feira (7) que teve receita líquida de 4,06 bilhões de reais entre janeiro e março, aumento de 14,2% na comparação com um ano antes. A receita da operação digital teve um salto de 32,3%, para 1,7 bilhão de reais.
Por outro lado, com o início do distanciamento social a partir da segunda quinzena de março, a plataforma física foi impactada pelo fechamento de lojas. A suspensão de funcionamento atingiu principalmente lojas em shopping centers (cerca de 30% do total) mas também impactou de forma pontual as lojas de rua.
Ainda assim, a receita no conceito mesmas lojas foi 2% maior. As lojas de rua tiveram crescimento de 6,5% e as lojas de shopping centers apresentaram queda de 4,2%.
O resultado operacional da Lojas Americanas no trimestre, medido pelo lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado somou 587,7 milhões de reais, aumento de 4,8% ano a ano. A margem Ebitda caiu 1,3 ponto percentual para 14,5%.
Segundo a Lojas Americanas, um efeito adicional das medidas de contenção da pandemia foi a mudança na demanda, com forte queda em itens como vestuário, brinquedos, enquanto produtos de higiene, cuidado com bebês e bebidas avançaram fortemente.
A companhia teve prejuízo líquido de 49,2 milhões de reais no trimestre, perda 8% menor do que em igual etapa de 2019.
A Lojas Americanas afirmou ter fechado março com caixa e equivalentes de caixa de 12,8 bilhões de reais.

Referência