Apple anuncia iOS 12, novo sistema operacional com novos recursos de realidade aumentada e para fotos

Maia defende que Câmara vote projetos da agenda econômica

Apple anuncia iOS 12, novo sistema operacional com novos recursos de realidade aumentada e para fotos

A Apple apresentou o iOS 12, a nova versão de seu sistema operacional, nesta segunda-feira (4). Entre as mudanças no sistema operacional para iPhones, iPads e iPods, estão a possibilidade de criar atalhos para executar vários apps de uma vez assim que uma frase é dita à Siri, um novo sistema de realidade aumentada e uma nova forma de agrupar notificações recebidas pelo smartphone.
O novo sistema também ganhou controles para limitar o uso de aplicativos. Com isso, será possível configurar o YouTube, por exemplo, para ser usado por apenas 1 horas por dia.
iOS
A Apple aplicou uma camada de inteligência artificial à sessão de fotos do iOS 12 ganharam um refinamento na pesquisa, capaz de buscar imagens por eventos que ocorreram em um momento ou em um lugar.
A sessão de fotos do iOS também vai passar sugerir quais são as melhores fotos para serem compartilhadas e, a partir do reconhecimento de quem está na imagem, para quem elas deveriam ser mandadas.
A Apple criou atalhos para aplicativos interagirem melhor com a Siri. Ao abri-los, usuários serão perguntados se querem adicionar um acesso rápido para a assistente pessoal. A partir de um app de viagens, por exemplo, será possível configurar a Siri para exibir detalhes das férias todas as vezes que a frase “Planos de Viagem” for dita.
Esses atalhos podem ser uma combinação de várias ações distribuídas por diversos apps. Uma frase, como “Indo para casa”, pode acionar um serviço de navegação já com o caminho mais rápido para casa e uma lista de músicas.
A Siri também passará a fazer sugestões proativas com mais ênfase, baseadas na atividade das pessoas com seus aplicativos favoritos.
A Apple mesclou os apps de Bolsa, que mostra a movimentação dos mercados, ao de Notícias. Assim, reportagens sobre uma empresa cuja flutuação das ações é acompanhada pelo usuário serão exibidas no mesmo lugar.
O Carplay, integração do iOS com sistemas multimídia de carros, poderá rodar aplicativos terceiros de navegação, como Waze e Google Maps.
O iOS 12 ganhou um novo jeito de exibir notificações, que serão agrupadas por tipo de aplicativo.
A função App Limits mostrará o tempo gasto em cada app, assim como quais serviços enviam mais notificações. Com ele, será possível determinar quanto tempo será gasto em um aplicativo, como Instagram ou YouTube. Quando o tempo programado para usar um serviço estiver para acabar, o aplicativo enviará um aviso. Quando o tempo se esgotar, o aplicativo fechará.
Realidade aumentada
O iOS 12 inaugura um novo formato para arquivos de realidade aumentada, à exemplo do que ocorre com os formatos para imagens, como “.jpeg” e “PNG”, e para vídeos, como “.MOV” OU “MP4”. Chamado de “USDZ”, abreviação para Universal Scene Description, o formato foi criado ao lado da Pixar e será suportado por empresas como Adobe e Autodesk.
O novo formato também pode ser incluído em páginas na web. Imagens criadas em USDZ podem ser capturadas de um site, por exemplo, e vistas como ficariam em um mundo real. O exemplo dado foi o de loja online de guitarras. Fotos do instrumento em USDZ poderiam ser posicionadas sobre uma mesa para mostrar detalhes da guitarra.
Outro exemplo dado é um jogo da Lego, que usa a tecnologia da Apple para criar cidades virtuais sobre uma superfície física. Com isso, dois jogadores, cada um com seu celular ou tablet, podem ajudar a construir, inserir novos personagens, como o Batman, e espiar o que há dentro dos prédios digitais.
Além disso, um novo aplicativo, chamado “Measure” poderá tirar medidas de objetos físicos. Durante a apresentação, Fiderighi usou o recurso para medir as dimensões de uma mala.

Referência